Comparativo de câmeras: Zenfone 5 vs Zenfone 6

Por Soft - quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015 Sem Comentários

Zenfone 5 é bastante similar ao Zenfone 6 em suas especificações técnicas. Além do tamanho da tela, uma das poucas diferenças pode ser encontrada em suas câmeras.Enquanto o Zenfone 5 captura fotos com 8 megapixels, seu irmão maior tem uma câmera de 13. De resto, temos praticamente o mesmo equipamento em ambos modelos.


aaaaaaaaaMegapixelsFlashAberturaBSIEstabilizaçãoZoomGravaçãoFrontal
Zenfone 58MPLEDF2.0SimDigitalDigital1080p2MP
Zenfone 613MPLEDF2.0SimDigitalDigital1080p2MP

Compare lado a lado: Zenfone 5 vs Zenfone 6


Cenário diurno 1


Neste primeiro cenário, notamos uma queda em qualidade na captura do Zenfone 5 em relação ao do Zenfone 6, principalmente no balanceamento de cor. A foto tirada pelo primeiro fica significativamente mais apagada, enquanto a do segundo tem contraste maior, deixando tudo mais vivo.
Além disso, as capturas sugerem que o Zenfone 5 não reage tão bem à luzes fortes, tentando corrigir a luminosidade natural, acabando não capturando tão bem os detalhes ao fundo. Por outro lado, a segunda imagem acabou sendo escurecida um pouco mais do que devia no geral.

Cenário diurno 2



Já no segundo cenário diurno, o oposto ocorre, com a foto tirada pelo Zenfone 5 tendo cores mais vivas que a do Zenfone 6. Porém, os problemas apresentados no cenário anterior continuam presentes. A exposição à luz e o balanceamento de cores do Zen5 causam sensações de borrão em alguns detalhes mais ao fundo. Mas mesmo assim, conseguiu uma captura mais fiel.
Os mesmos aspectos também foram falhos no Zenfone 6 ao sofrer bastante com a luz e o céu aberto que confundiram o software de ajustes. A correção neste se tornou falha, deturpando toda a imagem com saturações indevidas e cores apagadas. Isso fica claro ao perceber os detalhes mais próximos ao branco do céu.

Cenário interno com baixa luminosidade



Aqui fica claro a diferença do software dos aparelhos. Isso porque é justamente em imagens com baixa luminosidade que o processo de correção se torna complicado.
A câmera do Zenfone 5 teve vantagem por seu balanceamento de cor sempre puxar para o mais claro, ajudando na luminosidade da imagem. O que acabou também deixando a foto chapada, com um nível baixo de detalhamento.
Já na captura do Zenfone 6, temos uma imagem mais viva, mas muito escura por não ter conseguido balancear melhor para algo mais claro. Também sofreu com o foco, borrando os objetos mais próximos. Em seu favor, nos pontos de foco onde a luminosidade permite, podemos ver claramente um melhor detalhamento, principalmente na taça.

Macro



O foco mais amplo do Zenfone 5 permite uma melhor visualização geral dos detalhes da imagem, com alguns pontos parcialmente borrados. A correção de luz funcionou muito bem aqui, deixando a foto com tom natural.
Com exceção do ponto específico de foco que saiu muito bem detalhado, a maior parte imagem capturada pelo Zenfone 6 ficou borrada. O que não é necessariamente um problema. Nesse quesito, a diferença entre os dois vai depender ainda mais da habilidade de quem tira a foto.

Cenário noturno 1



Naturalmente, é no cenário noturno que vemos as maiores diferenças entre o software das câmeras. A do Zenfone 5 se perde completamente no balanceamento de cor e luz, não conseguindo diferenciar nada ao fundo, tornando uma foto completamente chapada com cores extremamente artificiais. A tendência em clarear as fotos, que em tese deveria ajudar um pouco nesse tipo de situação, piora tudo.
Encontramos o contrário na câmera do Zenfone 6, que manteve a escuridão natural do cenário onde há fontes de luz e escurecendo ainda mais as sem iluminação. Apesar de não termos um bom nível de detalhamento, continua sendo uma foto mais agradável.

Cenário noturno 2



Mais uma vez o Zenfone 5 tentou distribuir a luminosidade para a imagem toda, sem grande sucesso, deixando apenas o brilho da imagem mais intenso. Os detalhes sofreram, sendo possível distinguir apenas os pontos de luz, em especial ao fundo.
Já o Zenfone 6 passou por problema similar ao do segundo cenário, com o seu balanceamento de cor deixando a imagem com tons de cinza. No quesito detalhes, conseguiu capturar uma quantidade bem maior, sendo possível distinguir muito mais o que acontece ao fundo da foto.

Conclusão

Como era de se esperar, a maior diferença entre as câmeras do Zenfone 5 e 6 está no software. Uma puxa mais para o claro enquanto a outra para a escura. Isso modifica bastante o aspecto das capturas, seja isso negativo ou positivo. Nos cenários onde há pouca iluminação, fica claro o diferente comportamento de cada câmera..

Sem comentários em: " Comparativo de câmeras: Zenfone 5 vs Zenfone 6 "