Distribuições Ubuntu reconhecendo o Zenfone

Por Léo Belini - sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 Sem Comentários
Fala galera, antes de começar o tutorial eu queria pedir desculpas para todos os leitores do blog porque eu fiquei um bom tempo sem postar nada aqui. Mas não foi porque eu quis, teve vários motivos que me atrapalharam um pouco. Mas sem delongas (como meu costume) vamos começar.

Esse post vai ser voltado mais para quem usa Linux, então se você usa Windows não precisa continuar lendo, mas é sempre bom ter mais conhecimento, pois, nunca sabemos quando iremos usa-los.
Eu não encontrei esse tutorial em site brasileiro e nem gringo, fui encontrar um tutorial em inglês para o celular Sony Ericsson e por sorte funcionou no Zenfone 5, aposto que funciona com qualquer outro celular que esteja acontecendo a mesma coisa.
O tutorial inteiro vai usar o terminal e não vai ser nada difícil, basta apenas prestar atenção.


Com o terminal aberto digite:
sudo apt-get install libmtp-common mtp-tools libmtp-dev libmtp-runtime libmtp9
Ele irá pedir a senha de administrador, é só colocar e realizar a instalação como  qualquer outro programa.
Após a instalação digite (eu utilizo o Gedit, mas pode usar qualquer editor de texto):
sudo gedit /etc/fuse.conf
 Dentro do arquivo arquivo vai estar mais ou menos assim:
#/etc/fuse.conf - Configuration file for Filesystem in Userspace (FUSE)

#Set the maximum number of FUSE mounts allowed to non-root users.
#The default is 1000.
#mount_max = 1000

# Allow non-root users to specify the allow_other or allow_root mount options.
# user_allow_other
Encontre a linha # user_allow_other e remova o # que está no inicio dela. Após isso salve e feche o editor.
Digite o seguinte comando no terminal:
lsusb
 Ele irá mostrar uma lista assim mais ou menos:
Bus 002 Device 003: ID 0fce:01b1 ASUS ******* 
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 006: ID 0461:4d65 Primax Electronics, Ltd 
Bus 001 Device 005: ID 0846:9020 NetGear, Inc. WNA3100(v1) Wireless-N 300 [Broadcom BCM43231]

Procure a linha onde está mostrando seu telefone, no meu caso mostrou ASUS e mais algumas coisinhas. Localize nessa mesma linha onde esta escrito ID e guarde a sequencia de código que vem logo após, no meu caso foi 0fce:01b1.
Digite o seguinte:
sudo gedit /lib/udev/rules.d/69-mtp.rules
Dentro do arquivo coloque:
# Meu Zenfone 5
ATTR{idVendor}=="0fce", ATTR{idProduct}=="01b1", SYMLINK+="libmtp-%k", ENV{ID_MTP_DEVICE}="1", ENV{ID_MEDIA_PLAYER}="1"
Onde está escrito "Meu Zenfone 5" você pode colocar qualquer coisa que de referência para você saber o que é.
No lugar de "0fce" você coloca a primeira parte do codigo (antes do " : " ) que você anotou de seu celular.
E onde está "01b1" você coloca a segunda parte do código anotado do seu celular.
Apos isso salve, feche o arquivo e digite:
sudo nano /etc/udev/rules.d/51-android.rules
Dentro do arquivo coloque:
ATTR{idVendor}=="0fce", ATTR{idProduct}=="01b1", MODE=”0666" 
Faça a mesma coisa no passo anterior substituindo o código.
Salve, feche o arquivo novamente e digite:
sudo service udev restart
Apos isso é só reiniciar o computador que seu celular irá funcionar normalmente. Então até a próxima galera.
Esse tutorial é exclusivo da ZenLifeBrasil como muitos outros.

Sem comentários em: " Distribuições Ubuntu reconhecendo o Zenfone "