Como Fazer Wipe no seu Dispositivo Android

Por Unknown - quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 Sem Comentários

Wipe é um termo muito comum entre os usuários, mas se você é novo nesse território, não se preocupe, pois nesse artigo vamos explicar um pouco sobre o que é, quais os tipos e como fazer Wipe no Android.

O que é Wipe?
Como Fazer Wipe no Android?

  • Reinicie seu dispositivo segurando as teclas Home + Volume para Cima + Botão Liga/Desliga;
  • Dispositivos Samsung e outros que não tiverem sucesso com o passo acima: segure o Botão de Liga/Desliga + os dois botões de volume juntos;
  • Wipe Cache Partition – Essa limpeza é aplicada na memória de cache, sendo essa responsável por dar acesso rápido para alguns recursos ou aplicativo no Android (acessados com mais frequência), seus dados e configurações permanecerão intactos.
  • Wipe Data/Factory Reset – Esse é o “botão vermelho” no Android, pois ao escolher essa opção o dispositivo voltará ao estado original de fábrica.
  • Wipe Dalvik Cache –  Dalvik tem praticamente o mesmo conceito de uma máquina virtual Java, mas ao contrário do Java, ele não possui compilador JIT instalado por padrão, por isso o Dalvik armazena caches para melhorar o tempo de resposta dos arquivos APK (aplicativos e jogos), mas de tempos em tempos é necessário limpar esse cache para estabilizar um ou mais aplicativos para fins de e atualização e compatibilidade. Esse processo é semelhante aos arquivos prefetch do Windows.
  • Faça os Wipes parciais toda vez que remover uma quantidade significativa de aplicativos e jogos, assim como no tutorial “Como Desinstalar Diversos Aplicativos de Uma Vez Só“.
  • Faça os Wipes parciais quando um aplicativo ou outro apresentar pequenas instabilidades.
  • Faça o Wipe Data/Factory Reset quando a instabilidade aparecer em qualquer lugar e a todo momento, mas não se esqueça que nesse caso o backup é fundamental.

Por que fazer um Wipe?

Wipe é uma palavra inglesa e seu significado é Limpar. Essa limpeza tem aplicações distintas, mas de um modo geral serve para eliminar arquivos de cache e zerar configurações.
Através do Wipe você poderá apagar dados de aplicativos, partições do sistema, configurações de perfis, mas, também existe uma limpeza que apaga todas as informações presentes no Android, como se você tivesse acabado de tirar o dispositivo da caixa.

Qualquer tipo de Wipe carrega consigo o perigo de perder informações importantes, por isso é altamente recomendado que você sempre faça backups parciais ou total do Android. O Nandroid Backup é uma das soluções mais confiáveis para preservar suas configurações e dados de aplicativos.

Para qualquer tipo de Wipe será necessário fazer o boot no dispositivo em Modo Recovery:
Agora que estamos no modo recovery, basta navegar até as opções de wipe desejada, mas há diferenças recovery de cada Android. Se você não tem ROMs Customizadas ou instalou um CWM, use o volume baixo para navegar e o volume alto para selecionar uma opção.
No TWRP há botões, e um deles é o Wipe que dá acesso fácil à todos os tipos de limpezas que listaremos a seguir:

Existem três cenários para aplicação do Wipe, o primeiro é voltado para a otimização do sistema depois de um longo tempo de uso ( geralmente meses ), pois o cache vai aumentando a medida que instalamos novos aplicativos, jogos e adicionamos configurações ao sistema, mas nesse caso estamos falando de uma limpeza parcial ( Wipe Cache Partition e Wipe Dalvik Cache ).
O segundo caso é o mais radical, onde o Android apresenta inúmeras instabilidades ao executar aplicativos, falhas na conectividade com WiFi, 3G e 4G, tempo alto de resposta para qualquer tarefa no sistema operacional em si.
Por último temos a situação em que queremos testar Custom ROMs como a CyanogenMod, AOKP, ParanoidAndroid e MIUI, por exemplo. O ideal aqui é aplicar um Wipe Data/Factory Reset, pois limparemos todos os vestígios de uma ROM anterior, seja ela Stock ou Custom.
Ainda existe a opção Fix Permissions no Modo Recovery, caso você ainda está enfrentando problemas na hora de utilizar seu dispositivo Android. Esse último recurso trata de liberar as devidas permissões de escrita e leitura na pasta de aplicativos e configurações do sistema ( Lembrou do Linux, não é? Depois de terminar de ler esse artigo veja como dá para usar seu Android como servidor ).
As dicas de ouro são:
E então, você já teve problemas ao realizar um Wipe no Android? Compartilhe a sua experiência nos comentários.

Fonte: Escola android

Sem comentários em: " Como Fazer Wipe no seu Dispositivo Android "