Android Lollipop: Últimas Informações

Por Unknown - sexta-feira, 3 de abril de 2015 14 Comments
Todos estamos ansiosos pela atualização do Android Lollipop no Zenfone 4, 5 e 6. Diante disso, a equipe ZLB resolveu criar esta matéria para esclarecer algumas dúvidas à respeito desse assunto que vem criando muita discussão nas redes sociais pelos últimos dias.
Recentemente alguns usuários brasileiros relataram ter recebido a atualização do Lollipop em seus dispositivos, no Facebook foram tiradas "screenshots" do sistema rodando no dispositivo e até um vídeo demonstrando o uso do mesmo em um Zenfone 5 foi postado na rede social. Devido a isso, muitos usuários ficaram eufóricos por conta da atualização estar cada vez mais perto. Com exclusividade nossa equipe conversou com um desses usuários que recebeu a beta do mais novo sistema da Google, o senhor Matheus Romualdo nos cedeu as Screenshots do seu dispositivo em um breve relatório de experiência com o Lollipop. 

Veja Algumas Screenshots do sistema:
 
 
 
 
Bugs encontrados na Beta:
-Perda de desempenho
-Travamentos durante os primeiros minutos pós atualização
-Lentidão na câmara
-Bateria com duração diminuída
-Alguns contatos do Chip sumiram
-Atraso na digitação de textos

Sua interface não teve grandes alterações, onde a diferença ficou por conta de mais funcionalidade presentes na ZenUI. Não houveram melhorias significativas no sistema, porém isto é de se esperar se tratando de uma versão beta, já que esta ainda vai receber correções de bugs para resolver tais problemas. De qualquer modo, a maior decepção ficou por conta da bateria, onde o usuário relatou que houve uma drástica diminuída. Antes da atualização ele conseguia uma autonomia em cerca de 8  horas de bateria em uso moderado/intenso, após a atualização essa marca diminuiu para 6 horas. 
 
Aproveitamos para realizar testes de desempenho no aplicativo Antutu, e os resultados não foram animadores.
 
Como vimos acima o Zenfone 5 marcou apenas 11669 pontos no Antutu Benchmarck, uma marca muito inferior se comparada com seus testes em uso do KitKat, isso mostra que o sistema não está otimizado para funcionar com o conjunto hardware do dispositivo. Mas o que mais preocupou a nossa equipe foi o fato de o usuário não ser um Beta Tester, ele nos relatou que recebeu a atualização durante a utilização normal do aparelho. Veja com ele relatou a chegada da atualização: 

"Bom... eu estava utilizando o celular e simplesmente chegou a notificação pedindo para mim aceitar a atualização, dai o celular baixou um arquivo(cerca de 63mb) e depois reiniciou, logo após começou outro download (cerca de 460mb), depois de baixar o celular desligou e ficou com a imagem do robozinho por um tempo, como se estivesse instalando algo. Depois disso ele ligou e já estava com o 5.0"

Veja mais Screenshots do sistema
 
 


Sendo assim, isso nos preocupa, pois a Asus está liberando a atualização do sistema com vários bugs para usuários comuns, pois, como relatado acima, o nosso leitor em nenhum momento se inscreveu para Beta Tester. O que nos resta agora é esperar pelos próximos dias para que a Asus possa entregar uma atualização para correção desses bugs. 


Fiquem atentos a esse post, as novas informações sobre o Lollipop vão aparecer aqui!

14 comentários to ''Android Lollipop: Últimas Informações"

ADD COMMENT
  1. Ooooohhhhhhh, aguardando ansiosamente... Mesmo que isso me traga alguns "sacrifícios", quero muito o Lollipop 🍭

    ResponderExcluir
  2. Na verdade esperava mais da Google porque esse Android 5.0 não teve inovação assim. Complicou algo simples que era o silencioso,etc. Na Asus não teve nenhuma novidade. Não mudou praticamente nada no visual. Se o desempenho de bateria e/ou performance forem piores que a versão KitKat, não há motivo nenhum para atualizar.

    ResponderExcluir
  3. Na Asus não muda visual porque nós temos a ZenUI, que é uma interface padrão. Na versão pura do OS, as modificações visuais são brutais. Porém, tanto na pura quanto na da Asus a performance vai ser alterada devido a mudança de arquitetura ocorrida no sistema. Eu já mechi no moto G com Kitkat e com Lollipop, as diferenças são absurdas. O Lollipop é muito mais rápido. Vamos ver o que a ASUS nos trará com essa versão.

    ResponderExcluir
  4. Esse cara é da minha cidade! Ansioso pra ver se com a atualizaçao melhora a autonomia da bateria

    ResponderExcluir
  5. Esse cara quem?
    Eu também espero uma melhora na bateria...

    ResponderExcluir
  6. esperava mais. ta loco ficar 5 meses esperando por uma atualização pra nao ter nada de novidades, até a ZeNUI eles poderiam dar uma inovada sei laa. ou dar a opção pra tirar essa coisa e deixar no puro sem instalar nada... bom sei la. se for assim e nao melhorar em nada na bateria vo ficar no meu KitKat e daqui um tempim trocar por um celular da Motorola ou da linha Nexus que la eu verei atualições quase que simultaneas e visual renovado.. decepcionado com a ASUS..

    ResponderExcluir
  7. A atualização nem chegou e já estão pondo defeitos.. Gente, "Interface Padrão" não tem 'inovações' ou 'renovações', apenas adaptações e melhorias pois é "Padrão". Não haverá grandes mudanças visuais pois assim como a TouchWiz ou XperiaUI, são interfaces que não mudam. A diferença fica no desempenho mesmo, que na fase beta, tá estranha.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um ZenFone 5, e afirmo o melhor smartphone custo benefício do mercado, a interface ZenUI me agradou muito, realmente há uma demora na atualização do Android, quando sair veremos se esta é devido ao cuidado em entregar um produto finalizado ou se é um descuido com o consumidor. Espero uma melhora da bateria também, mas que estiver interessado em comprar saiba que ela dura mais de 8 horas de uso intenso, ela é mediana, porém no todo é acima da média.
    Valeu pela atenção!

    ResponderExcluir
  10. Oba, tenho um Galaxy Gran prime duos, gostaria de saber se é uma boa ideia trocar ele em um Zenfone 5 1.6?? E ai vale a pena???

    ResponderExcluir
  11. No meu Zenfone 5 o resultado com o Android 5.0 Lollipop foi um pouco diferente, o test do antutu deu o resultado de 23196, lembrando que o meu Zenfone é o a501 e ele esta rooteado. A bateria continua da mesma forma, no 4.4 ela nunca teve um bom desempenho, coisa que não é diferente no 5.0

    ResponderExcluir
  12. Realmente, o consumo de bateria aumentou muito. Com o Kitkat a minha bateria durava mais de 1 dia e agora com o Lollipop, dura menos de 20 horas (isso com uso moderado).

    ResponderExcluir
  13. O 5.0 ficou abaixo do que eu esperava na Asus,coisas simples agora não funcionam direito,sem contar a autonomia da bateria,que de modo algum deveria ter redução,mais parece um retrocesso do SO,temos duas hipóteses agora,esperar a correção destes bugs pela Asus (coisa pouco provável,pela demora que tivemos),ou vão nos deixar assim msm pra consertarem no M,(se é que dessa vez conseguem atualizar num prazo descente,e uma atualização bem acabada),...que mostrem competência agora!....é o mínimo que eu espero como usuário.

    ResponderExcluir
  14. Instalei meu lillipop manualmente pelo site da asus, no início logo após a atualização travou muito, dei um hard reset nele, parou de travar,mas e compensação não houve melhoria no desempenho, pelo contrário houve uma diminuida, alguns apps para de funcionar e a tela do zenfone fica totalmente preta, voltando a ficar normal apenas quando eu reinicio meu zen 6, a bateria diminuiu drasticamente o seu desempenho, mesmo quando esta no carregador e eu estou utilizando meu aparelho a bateria continua a diminuir coisa que o kikat n acontecia, a interf sist do lillipop ta em terceiro no meu grafico de bateria do meu zenfone. Espero que a ASUS tem o mínimo de competencia para corrigir esse bugs, porque até ante eu não tinha a reclamar do dispositivo !!!!

    ResponderExcluir