Economizando bateria (método intermediário)

Por Léo Belini - segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015 Sem Comentários

Como já vimos algumas dicas básicas no post Economizando Bateria (método simples), vamos ver algumas dicas um pouco mais avançadas. Algumas, a maioria já conhece, mas, outras não. Então sem demora para não perdemos tempo, vamos lá...
Outra(s) dica(s) quem encaixa no método simples são:
  • Usar papel de parede escuro, assim não vai precisar usar tanta energia para fazer o pixel ser iluminado.
Daqui para frente algumas dicas será necessário ter root no aparelho, não nos responsabilizamos com o que acontece com seu aparelho, siga por própria conta (todas as dicas foram testadas, resultando em ótimo desempenho de bateria).
Cada inicio de dica irei colocar “(ROOT)” para qual precisar de root e “(NO-ROOT)” para a qual não precisar.
  • (NO-ROOT) Limitar processo em segundo plano faz economizar tanto bateria como aumentar o desempenho. Para isso basta ir Configurações -> Opções do desenvolvedor -> Limite do proc. 2º plano e selecionar quantos aplicativos pode ficar ativo em segundo plano.

  • (NO-ROOT) Restringir dados em segundo plano também ajuda economizar bateria e dados da operadora, mas o aplicativo não ira atualizar as notificações logo que conectado, apenas quando for aberto receberá as notificações caso haja, um exemplo desses aplicativos pode ser o Facebook. Para limitar os dados entre em Configurações -> Uso de dados -> selecione o aplicativo desejado -> Restringir dados de 2º plano. Com isso o aplicativo não irá conectar na internet até você abri-lo.

  • (ROOT) Um Firewall é sempre bom para restringir aplicativos conectar na internet, tanto em segundo plano como usando (bom para jogos que não necessita de internet mas aparece anúncios). Um aplicativo que recomendo é AFWall+, basta abrir ele, selecionar os aplicativos que você quer que conecte na internet pela rede móvel e WiFi e ativá-lo. Isso ira fazer economizar bateria, pois, apenas aplicativos que você permitiu irão acessar a internet.

  • (NO-ROOT e ROOT) O aplicativo Greenify “congela” aplicativos para não ficarem rodando em segundo plano como o Facebook, fazendo liberar memoria RAM e aumentar a autonomia da bateria. O bom desse aplicativo é que não necessita de root, mas é recomendado para maior eficiência.

  • (ROOT) Limitar o uso de CPU aumenta muito na autonomia da bateria, mas pode gerar pequenos travamento dependendo da configuração utilizada. O aplicativo No-frills faz perfeitamente isso, você seleciona o mínimo e o máximo do processador que você quer utilizar e clica em aplicar. Se você é uns do que não joga muito ou se diverte apenas com jogos leves e usa aplicativos, então, não precisa de todo desempenho do celular, podendo diminuir. Qualquer coisa é só voltar ao original quando quiser rodar alguma coisa mais pesada.

  • (NO-ROOT) Falam que diminuir ou até tirar as animações do sistema ajuda no processamento gráfico, o que consequentemente ajuda na bateria. Para fazer isso vai em Configuração -> Opção do desenvolvedor -> diminua a Escala de anim. da janela, Escala de anim. de transição e Escala de duração do Animator. 

Essas foram algumas dicas para economizar bateria, no próximo método vamos colocar mais dicas, se esquecemos de alguma, colocaremos as mesmas no próximo post.
Dica bônus:
Aplicativos que ajudam economizar bateria funciona, mas não como esperamos, tudo o que eles fazem podemos fazer manualmente, então eles economizam mais bateria do que sem nada, mas quando fazemos manualmente, conseguimos economizar mais bateria do que esses aplicativos dizem conseguir, o problema que nem todos lembram de fazer.

Sem comentários em: " Economizando bateria (método intermediário) "