O que é Root?

Por Léo Belini - terça-feira, 30 de dezembro de 2014 Sem Comentários

O que é Root ? Para que serve Root ? Quais vantagens de ter Root ? Quais desvantagens ? É perigoso ter Root ?



Muitas pessoas tem medo de quando se fala Root. Mas você já parou para pensar porque tem gente que faz Root sendo que falam que é perigoso? Não né? Então vou esclarecer algumas dúvidas agora.

O que é Root?
Bem... Root não é nada mortal para o celular (sabendo o que está fazendo). Se eu disser que você (que não tem Root) está usando apenas 30% do seu celular, você iria acreditar ? Não né ? Os fabricantes dos celulares limitam nosso acesso, não nos deixando fazer o que queremos com ele (geralmente usuários Linux sabem muito bem disso).
Root significa super-usuário, raiz, entre outros. Com ele você tem controle total do seu celular, coisas que nem imaginam que dão para fazer (ou imaginam).

Para que serve Root?
O Root serve para dar mais liberdade para usuário modificar seu celular, não apenas animação ou tema, mas desde tirar o logo da operadora na inicialização, desde controlar cada periférico dele, como desligar processador, controlar memoria RAM, remover aplicativos padrão do sistema, entre muitas outras coisas.

Quais vantagens de ter Root?
Como dito, ele trás inúmeras vantagens como por exemplo:
  • Controlar memoria RAM e CPU - Se colocar para o celular usar até uma determinada velocidade de CPU ou RAM você terá um aumento grande de bateria. Se você colocar para usar o máximo que ele oferece, você terá um ótimo desempenho.
  • Remover aplicativos do sistema - O desempenho do celular irá aumentar e haverá menos "lixo" nele.
  • Mover aplicativo e data para armazenamento externo - Imagina que você quer instalar um jogo e se depara com a mensagem "sua memoria esta cheia", é de desanimar isso né? Com Root você pode mover completamente ele para seu cartão, podendo ter mais coisas em seu celular
Existe muitas outras vantagens além dessas, se eu citar todas elas eu ficaria horas e horas aqui e vocês iriam se cansarem de ler.

Quais desvantagens?
Se tomar cuidado não terá nenhuma desvantagem, mas eu vou citar algumas possíveis:
  • Perda de garantia. Mas é possível desfazer o Root e assim recuperar a garantia;
  • Alterações perigosas. Alguma alteração feita errada pode levar a perda do celular. Mas muitas vezes existe recuperação;
  • Problema de atualização. Apos o Root não é possível atualizar o celular geralmente. Não com o método tradicional. Mas existem outros métodos para isso.
Existe outras desvantagens, mas como podemos ver, maioria tem solução, basta apenas um pouco de paciência.

É perigoso ter Root?
Eu não posso dizer que não, imagina você fazer alguma alteração errada, o único jeito é se virar nos 30, porque a garantia não ira cobrir. Ou imagina se você tem Root e quebra a tela de seu celular, ai você leva para garantia e eles vêem que tem Root, com certeza não irão arrumar, pois você violou as "regras" deles.

Minha opinião:
Eu não vivo sem Root, sinto necessidade dele, me vejo muito limitado quando não tenho Root. Sou usuário avançado, por isso que preciso dele, mas para quem é usuário mais básico, não necessita dele, pois vê o celular como ótimo, eu vejo como "ele pode melhorar com Root".
Então vai ao critério do usuário fazer ou não.

Sem comentários em: " O que é Root? "