A SUPER câmera

Por Léo Belini - terça-feira, 30 de dezembro de 2014 Sem Comentários


Quem conhece a câmera do Zenfone não pode falar mal, né? A qualidade dela somada aos 8MP que possuí e os recursos que ela conta são muitos, não podemos comparar com qualquer celular, isto é fato.
O problema é que não é todo mundo que sabe registrar fotos com ela por conta dos recursos. Então, a equipe ZLB resolveu criar este post falando um pouco de todos os recursos dela e de como utilizá-los.

Modo automático (traseira, frontal e filmadora):
Geralmente esse modo é para usuários básicos no que diz respeito a fotografia, por este modo automaticamente o aparelho "configura" a câmera para melhor foto, ainda nos permite a sugestão para alterar entre os modos HDR e Pouca Luz.







Retrocesso de tempo (traseira):
Agora imagina: Você que tirar uma foto no exato momento de uma ação (um pulo na piscina, uma manobra de skate, etc), e geralmente isso é muito difícil de fazer porque as câmeras tem um delay (perda de tempo de processamento) para tirar a foto. Mas com o modo de Retrocesso de tempo você poderá tirar as fotos em perfeita ação.
Esse modo funciona assim: Apos você pressionar para tirar a foto, ele ira demorar em média de um segundo para mostrá-lo (mas isso não impede de você pressionar o botão de foto no momento exato da ação), depois disso ele irá mostrar uma linha do "tempo" para você com cerca de 32 fotos, sendo que parte delas são 2 segundos antes de pressionar o botão e 1 segundo após pressionar o botão. Incrível, não?

                                                                                    HDR (traseira e frontal):
O modo HDR serve mais para paisagens ou coisas do tipo, acredito que disso a maioria sabe, mas sabem o por quê? É simples.
O olho humano é incrível, pois ele consegue enxergar todos os detalhes do céu, da grama, de objetos, entre outros. Já uma câmera consegue retratar o que vemos, mas não com tanta eficiência de nossos olhos, é ai que entra o HDR.
O HDR (High Dynamic Range) preserva os detalhes da imagem (não tanto quanto nossos olhos, mas ainda assim consegue entregar uma imagem mais detalhada que uma foto comum), porém, vale ressaltar que por mais "perfeito" que fique o HDR, pode-se ocorrer uma "supersaturação" nas fotos devido à estarmos falando de um câmera de celular. Neste modo, a câmera bate três fotos com diferentes exposições e são juntadas numa única imagem, preservando assim uma maior quantidade detalhes.
Uma dica de um dos nossos membros é colocar a exposição em 0.6  no modo automático, e depois entrar em modo HDR. Talvez vocês venham e me digam, "mas poxa fica 0 (zero) a exposição quando eu entro em modo HDR". Calma galera, o padrão da exposição em HDR é 0 (zero) mesmo, todavia, se você configura a câmera com exposição menor em modo automático, antes que se ative o modo HDR, a mesma trava a configuração de exposição e mesmo aparecendo 0 (zero) em modo HDR, a exposição encontra-se travada em 0.6 ou na taxa que você configurou. Desta forma a imagem não vai ficar supersaturada, pois tem muita gente que reclama que as cores "estouram" nesse modo.
Panorama (traseira):
Esse é um dos modos mais difíceis de mexer. Mas por quê? Porque ele junta varias fotos (lado a lado), então se a pessoa não mantiver o celular firme e o local que for fotografar não for "estático", dificilmente vai sair alguma foto legal.
Para quem quer mostrar a foto de alguma paisagem em 360º é a melhor opção, pois esses tipos de foto da à sensação de você estar no local em que foi tirada a foto.

                                                                                   Cena noturna (traseira e frontal):
Para quem está numa cidade à noite e com iluminação artificial, esse modo é um dos melhores. Pois geralmente luz artificial em ambiente escuro deixa a foto "granulada", dando impressão de pouca qualidade. Então, esse modo evita (ou tenta evitar) esses tipos de fotos (as indesejáveis).









Pouca luz (traseira e filmadora):
Em minha opinião, esse modo foi o que mais impressionou, nem precisa falar muito dele.
Você quer tirar uma foto num local pouco iluminado, então essa é a melhor opção. Após tirar a foto, ela é reduzida a 2MP (que pena, não?), mas a taxa de brilho dela é melhorada em até 400%. Então imagina suas fotos noturnas ficarem perfeitas.
A Asus está sempre impressionando seus clientes, eles mostram o que a tecnologia pode fazer por nós.

                                                                                    Selfie (traseira):
A primeira coisa que estranhei nesse modo é o porquê do nome, sendo que usamos a câmera traseira, é simples o raciocínio da Asus:
Nada melhor que tirar um Selfie com a melhor qualidade possível e melhor foto. (Simples)
Por motivo da câmera traseira de maior qualidade a Asus decidiu deixar esse modo para ela. Mas aí entra a pergunta: Como vamos saber se está todo mundo na foto? E a pergunta é simples: Detector de rosto.
Nesse modo selecionamos o número de pessoas que sairá na foto, e após isso viramos a câmera para o grupo, esperamos ela detectar todos os rostos e: "bum!" São tiradas três fotos em sequência onde podemos selecionar a melhor. E não para por aí, ainda podemos fazer aquele "Photoshop" de ultima hora que só a Asus tem, e salvar ainda mais a qualidade de nossa foto.

Embelezamento (traseira e frontal):
Esse modo é bem semelhante ao Selfie, mas para apenas uma pessoa. O grande diferencial dele é que vemos em tempo real os filtros de rosto (aquele "Photoshop" da Asus). Desse jeito fica bem divertido tirar as fotos.





 
                                                                                   Miniatura (traseira e filmadora):
Pouca gente usa esse modo, mas é porque não sabe para que serve exatamente.
Imagina que você quer tirar uma foto de algum objeto, mas a atenção de quem vê a foto é para outra direção (você bate a foto de sua mãe e sua irmã, e a "plateia" foca em sua irmã só porque é mais interessante, sendo que é aniversario de sua mãe e o foco deveria ela).
Nesse modo você desfoca toda a foto, dando uma enorme atenção para aquilo que você quer, assim ninguém vai reparar no resto da foto até porque                                                                                       não vai estar destacado.

Profundidade de Campo (traseira):
Esse modo faz praticamente o mesmo que o anterior, mas um pouco mais inteligente. Ele desfoca todo o fundo de uma foto deixando destacado o que está na frente.
O problema desse modo é que ele apresenta um nível a mais na hora de utilizá-lo. Uma dica é não ficar muito próximo ao objeto que você deseja destacar.
Como algumas pessoas sabem, tem uma distância mínima para deixar entre a câmera e o objeto. Se esta distância não for respeitada, o foco sairá distorcido. Seria o mesmo que colocar alguma coisa muito próxima aos seus olhos. Fica difícil enxergar, não?

Rem. Intelig (Remoção Inteligente, traseira):
Outro modo não muito utilizado e muito útil.
Imagina que você vai fotografar alguém e sai outra pessoa passando pela foto indesejavelmente no momento exato da fotografia. Geralmente tiramos outra foto, mas nem sempre sai como a primeira, né? Com esse modo, após pressionar para tirar a foto, ele faz cinco capturas de imagens, e se alguém passou pela foto é possível remover sem esforço algum.

Sorriso em grupo (traseira):
Funciona mais ou menos como o modo Selfie ou Retrocesso ao tempo, só que nesse modo você pode selecionar o melhor sorriso, assim ninguém poderá usar a desculpa de que não saiu bem na foto.

Animação GIF (traseira e frontal):
Acredito que a maioria das pessoas saibam o que é GIF (imagem animada). Apesar desse modo não ser muito usado, dá para fazer várias coisas divertidas com ele.
Como por exemplo: Se você sabe que aquele seu amigo vai fazer alguma coisa e você tem certeza que vai dar errado, esse é o melhor momento de você usar esse modo para publicar na web.

Minha opinião:
Os recursos que a câmera do Zenfone 5 oferecem são inovadores e alguns até inéditos. O smartphone conseguiu atingir as necessidades de um usuário básico ao avançado. Todos os proprietários de um Z5 estão muito contentes com a câmera do aparelho!

Sem comentários em: " A SUPER câmera "