Economizando bateria (método simples)

Por Léo Belini - quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 1 Comment

Todos sabem que o maior problema do Zenfone e de alguns aparelhos é a bateria. Então resolvi fazer um tutorial dividido em 3 partes:
  1. Economizando bateria (método simples)
  2. Economizando bateria (método intermediaria)
  3. Economizando bateria (método avançado)
Sei que já tem algumas dicas e tutoriais aqui no site:
  1. Como ativar o Intel Deep Sleep (sono profundo) para melhorar o consumo de bateria no Zenfone 5
  2. Dicas Rápidas #8: Dicas para economizar carga no Zenfone
  3. Bateria: Autonomia fraca ou não?
  4. Dicas Rápidas #13: Apps que mais consomem bateria e comprometem seu Smartphone! 
Eu quero colocar todos os métodos que eu conheço nessas 3 postagens que vou criar, desde as mais básicas (que maioria conhecem) até as mais avançadas e profundas (que poucos conhecem).
Antes de começar quero dizer que a maioria das dicas que vão encontrar podem ser vistas em outros sites, pois meu conhecimento não vem do alem (xD). Então sem mais delongas:
  • Tela:
    1. Nunca deixe o brilho no máximo, coloque o suficiente para enxergar sem forçar a vista. O brilho no máximo gasta mais bateria que no automático, mas o automático gasta mais bateria do que no manual (se for regulado constantemente), pois o modo automático utiliza o sensor de iluminação do aparelho.
    2. Coloque o tempo de espera curto. Se o aparelho ficar com a tela ligada sem utilidade, a bateria vai ser gasta sem utilidade. Então diminua o tempo de espera. Para melhorar ainda mais, compre um Flip Cover,pois assim que fecha-lo a tela do aparelho irá desligar logo.
  • Som:
    1. Quando for jogar ou ouvir musica, não deixe o som do aparelho no máximo, use o fone de ouvido de preferência.
    2. O aparelho no modo silencioso (não no vibrar) economiza mais bateria, pois não irá usar o som e nem o vibrar do aparelho, pois ambos consomem bateria.
  •  Conetividade:
    1. Deligue o Wifi quando não estiver utilizando ou não tiver dentro do alcance, pois o aparelho fica procurando redes disponíveis para conectar, fazendo a bateria drenar mais rapidamente.
    2. Desligue a conexão de dados quando não utilizar, se tiver conectado em alguma rede Wifi ou em algum caso que não vai utilizar o aparelho (como reuniões), desligue a conexão de dados para ter mais autonomia de bateria e de dados.
    3. Ligue o Bluetooth só quando for usa-lo, pois ficar com ele ligado é desperdício de bateria
    4. Desative a sincronizadão, assim alguns aplicativos em segundo plano não utilizam a internet para fazer alguma sincronia.
    5. Ative o modo avião caso estiver em algum lugar que não pegue sinal (como sítios, fazendas e estradas), com esse modo ativado, irá aumentar consideravelmente a economia de energia do celular.
  • Outros:
    1. Desative a rotação. Parece que não, mas a rotação também gasta bateria, pois um dos sensores do aparelho fica ativado.
    2. Não deixe modo luva ativado (disponível apenas para Zenfone), pois a sensibilidade da tela aumenta, utilizando mais bateria do que o normal.
    3. Não deixe vários aplicativos abertos. O consumo de memoria RAM e de CPU aumenta quando mais aplicativos estão abertos, fazendo o gasto da bateria aumentar.
Anti-vírus:
Uns dos aplicativos que mais consomem bateria é anti-vírus, a função de um anti-vírus do Android para o computador são diferentes. Um computador usa anti-vírus para não pegar vírus (há vá) e para proteger dados contra invasões.
Já para Android é diferente, como ele é baseado em Linux não existe vírus para ele. Então a funcionalidade de um anti-vírus para Android é basicamente informar se o aplicativo é confiável ou não (ele apenas faz suposições) e para rastrear o celular, em uma eventual causa de perda ou roubo (o que já existe aplicativos próprios para isso e bem mais eficientes).
Isso é o que um anti-vírus faz, alguns tem exceção de otimizar o celular e fazer sincronizadão de mensagens, chamadas, aplicativos, etc... com algum armazenamento em nuvem, mas existe aplicativos que fazem a mesma coisa e consomem menos bateria.
Minha opinião:
Eu tenho um bom conhecimento em Android, sei que algumas dicas podem não fazer diferença à principios, mas ao longo do tempo da para ver diferença sim. Um aplicativo que faz 90% das dicas citadas a cima é o JuiceDefender, principalmente a versão Ultimate, mas ele é meio complicado de usar, e para maioria dos recursos necessita de root

Um comentário to ''Economizando bateria (método simples)"

ADD COMMENT